domingo, 4 de maio de 2008

Entrevista Pudget

Começamos com o Pudget, 1º registo no dia 28-11-2005

FAlgH - Estamos a fazer um levantamento histórico da FAlgH, gostávamos de saber tudo o que ainda guardas na tua memória sobre a FAlgH nos primórdios do Hattrick…

Como chegas-te á Federação Algarvia de Hattrick?

Pudget - Ui, deixa ver, a melhor resposta seria que não sei bem ao certo como aconteceu, mas tenho a forte impressão de que tinha acabado de entrar no Hattrick e subscrito o pacote de sócio com todas aquelas novas opções... e sendo uma delas um forte chamariz do espírito de comunidade - as federações - decidi entrar para algumas. De todas aquelas onde estive só em 3 delas é que fiquei bastante tempo, nomeadamente Federação Latina de Hattrick, Federação Futebol Clube do Porto e a Federação Algarvia.
Desses 3 nomes apenas 2 me prendem hoje em dia, a do Porto e Algarvia.

FAlgH - Os seguintes nomes o que te dizem?

number11, equipa, DEtomaso

Pudget - number 11 diz-me muito porque cheguei a participar numa taça qualquer organizada por ele, mas entretanto parece que se passou com alguém, ou aborreceu-se da montanha de trabalho que tinha e acabou por sair envolto em algum mistério. Mas eu como sou de um tipo hattrickiano mais introspectivo nunca me debrucei muito sobre o que se passou. Mas lembro-me que na altura era ele o impulsionador de muitas actividades, e isso por norma gera duas facetas, e acho que a faceta despota deve ter estado no semblante dele na altura... supostamente alguém não gostou de algo que fez ou opinou (eventualmente). Lembro-me dessa história como se saísse duma névoa dum Bob!
Detomaso lembro-me vagamente, mas o nome number11 está-me mais na memória porque chegámos a trocar umas impressões sobre a federação na altura e até disse para ele não se aborrecer com as coisas que se estavam a passar, mas tenho que afirmar honestamente que nunca percebi que tipo de situações mais escalabrosas estavam a acontecer porque é como digo, no meu espírito hattrickiano introspectivo, lá vou suavizando pelas conferências mas hoje em dia de forma muito rara (como interveniente), mas de forma assídua (como leitor).

FAlgH - O teu primeiro registo guardado pelos registos, foi no dia 28-11-2005, “Esta federação precisa de cativar mais utilizadores do hattrick. Seja através dos nossos amigos ou indo a outras conferências de federações às quais pertençamos.
Todos nós deveríamos marcar como objectivo a angariação de, pelo menos, mais 5 membros cada um até ao Natal……”, “Entrei na federação porque não creio que a região algarvia esteja muito representada ao nível de federações.”

Mais tarde no dia 03-12-2005, “O site devreá conter tópicos como este!

* Home
* Membros
* Torneio FAlgH
* Noticias
* Logos
* Estatisticas
* Livro de visitas
* e-mail

e começar a criar um dinamismo a partir desta base..”

E no dia 21-12-2005, “Para começar fazia-se uma jantarada em Faro para o pessoal se conhecer melhor... é que agora somos só 8, dá melhor para conciliar horários!”

Os primeiros tempos devem ter sido difíceis com falta de membros, mas foram vocês que conseguiram aguentar a federação nesses tempos conturbados, como vês o teu papel neste período da FAlgH?

Pudget – hehe, Já nem me lembrava dessa altura. E nem passou tanto tempo assim. Mas de estudante frustrado da Universidade do Algarve, a ralar 8 horas diárias numa projecção de um cinema, e a caminhar diariamente 8 quilómetros a pé (desde o Fórum às Gambelas)... até chegar ao que sou hoje (um ser humano em plena construção académica de orgulho readquirido em Inglaterra), as memórias acumulam-se rapidamente porque essencialmente a minha vida nos últimos anos tem sido vivida de forma intensa. Mas lembro-me desses momentos, pelo menos regressam-me à cabeça... nem me lembrava que tinha ajudado a impulsionar o que quer que fosse, mas faz parte de mim entrar em algo e dar uma força às coisas... mas tenho que ser muito honesto nunca fiz mais do que espevitar as pessoas com ideias. E se a fed é o que é hoje é porque vocês a fizeram assim, e dos meus palpites alguém deve ter extraído um sucedâneo positivo. O meu papel na FAlgH? Papel higiénico com cheiro, ou seja, ajudei a limpar o cú ao bebé (a fed quando ainda nos seus primeiros passos), mas depois fui deitado fora por iniciativa própria.

FAlgH - Assumis-te em algum momento da história da FAlgH algum cargo de destaque?

Pudget - Até tenho medo de responder tal é a amnésia!!! Que me lembre não. Sempre fui muito interveniente em todos os contextos por onde passo, lembro-me que na universidade estive envolvido em inúmeros grupos (ecologistas, musicais, artísticos, políticos), tive imensos papéis importantes no Hockey Arena mas na nossa fed tenho que admitir que julgo não ter feito nada de importante. Provavelmente devo ter ajudado numa ou noutra discussão, a debater ideias ou a puxar pelas pessoas, mas não me recordo de ter sido mais do que isso.

FAlgH - O que achas hoje quando vês a FAlgH com mais de 90 membros?

Pudget - Em cerca de 3 anos, acho muito pouco. Ou os algarvios jogadores de Hattrick não estão para aí virados, ou o Hattrick ainda não está bem difundido no Algarve ou falhou algum processo de dinamismo. Provavelmente muita gente dirá que estou a criticar, mas pelo contrário, muitas vezes por mais que faças as coisas acabam por ser fruto de um efeito adverso que acontece de forma natural. Se me perguntares se a estrutura da nossa fed é sólida, íntegra e imbuída de espírito de comunidade, dir-te-ei que com toda a certeza SIM; mas creio que 90 pessoas é pouco para uma das regiões mais importantes de Portugal. Mas a verdade é que cresceu, pese embora não na taxa que eu acharia de se considerar um enorme sucesso. Assim, catalogaria de bastante bom momento!

FAlgH - Obrigado por participares na historia da FAlgH.

Nenhum comentário: